BLOG

Leia, opine, contribua

7 nov · Jayme Nigri · No Comments

Esporte para crianças: escolha o esporte ideal para seu filho

O esporte sempre foi visto como um aliado da saúde. Muitas pessoas começam a praticar alguma atividade ao atingir a maturidade e, geralmente, por orientação médica. Mas você sabe que é necessário cuidar da saúde desde cedo.

E será que existe melhor forma do que por meio do incentivo às crianças para que pratiquem esporte? Não mesmo. Mas que tipo de atividade é mais adequada para seu filho? Continue a leitura e saiba mais sobre esporte para crianças!

Escolha conforme a faixa etária

Esportes podem ser praticados desde o início da vida. A natação, por exemplo, é uma modalidade indicada até para bebês com alguns meses de vida. No entanto, algumas atividades com muitas regras não são interessantes para crianças com menos de cinco anos de idade. Nessa fase, é preciso ter mais liberdade para correr atrás da bola ou se movimentar num campo ou numa quadra.

Dos cinco aos oito anos, a criança está numa fase de descobertas. É nesse período que ela vai descobrir gostos e habilidades. O ideal é entrar em contato com esportes individuais e coletivos. Ginástica, natação, lutas, tênis, voleibol, futebol, handebol e basquetebol são as sugestões mais comuns paras se iniciar um contato mais direto e coordenado com o esporte.

A partir dos oito anos, o esporte já fará parte da rotina da criança. Nesse momento, é fundamental entender se a prática esportiva é encarada como diversão ou se a competitividade já é latente no pequeno. As escolhas serão voltadas para os gostos pessoais e de acordo com o grupo de amigos. Deixe a criança livre para escolher. Mas se tiver alguma orientação sobre benefícios da prática de outro esporte, tente uma conversa e cite-os para a criança.

Ouça os profissionais

Independentemente da idade, o primeiro passo é consultar um pediatra e pedir orientações sobre o esporte ideal para seu filho. Também é importante conversar com a criança, antes, durante e após a prática esportiva, para tentar perceber se ela está gostando ou não daquela modalidade. Além disso, é preciso entender a capacidade de adaptação física e psicológica da criança.

Também é indicado conversar com o instrutor antes do seu filho começar a praticar o esporte. Assim, você saberá, por exemplo, qual a metodologia e regras de segurança que deverão ser observadas pela criança e pelo profissional que a acompanhará.

Ao matricular seu filho em uma academia ou numa escolinha, conheça também as qualificações da instituição e dos seus profissionais.

Pesquise sobre esporte para crianças

Quando se pensa em principais modalidades, significa falar de esportes mais conhecidos como futebol, basquetebol, voleibol e handebol. Uma tendência no Brasil é a priorização dos esportes coletivos e com bola. Porém, pode-se citar esportes individuais como a ginástica, a natação, as artes marciais e o atletismo.

Socialização, cumprimentos de regras, disciplina, aumento dos reflexos, concentração, agilidade, preparo físico e melhora da respiração e do funcionamento geral do organismo são alguns critérios que devem ser analisados em cada modalidade esportiva.

Envolva a criança no mundo dos esportes

Com o avanço das tecnologias e as facilidades de consumir videogames e jogos online, muitas crianças preferem ficar no conforto do quarto com o controle na mão. Os jogos tecnológicos ajudam muito no desenvolvimento da criança, mas é preciso estabelecer um contraponto para que ela tenha uma vida equilibrada.

Passeios em parques ou centros esportivos podem incentivar a criança a praticar atividades físicas. O ser humano ama esportes e o simples contato despertará uma vontade de praticá-los. Conversar com a criança e inseri-la em grupos de amigos que praticam também pode ajudar.

Comece devagar! Não pense que seu filho já é um esportista, pois ele poderá se sentir pressionado e perder o interesse. Deixe as coisas acontecerem naturalmente e incentive sempre, mas sem pressão.

Todos os esportes para crianças são bons em regra, mas é preciso conhecer os limites de cada um, entender o gosto pessoal e ter plena certeza de que a criança não está sentindo nenhum desconforto. Fazendo da forma correta, o esporte sempre será um aliado da saúde. Todas as dúvidas que envolvem capacidade física e psicológica devem ser resolvidas com profissionais da área.

Gostou desse conteúdo sobre esporte para crianças? Siga-nos nas redes sociais e saiba mais sobre assuntos infantis!

Jayme Nigri

Jayme Nigri é co-founder da Futura Code School. É especialista em análise de perfis comportamentais e lida todos os dias com crianças e adolescentes, motivo do seu grande entusiasmo no trabalho. Tem um casal de filhos e faz trabalhos sociais com a Futura Code.

SOBRE NÓS

A Futura Code é uma escola de tecnologia programação para jovens de 6 a 17 anos e seus professores.

Atua em colégios privados e públicos. E, para os professores, também disponibiliza a bancada.tech, uma plataforma digital para capacitação e engajamentos dos professores.
É parceira educacional da Microsoft e maior especialista em Minecraft Education Edition.

Endereço

Av. Iraí, 1363 - Moema
São Paulo - SP
04082-003
Brasil

(11) 3588-1118
info@futuracode.com.br

Horário

De segunda a sexta-feira:
9:00–18:30

Aos sábados e domingos:
aberto quando há atividade

Localização: