BLOG

Leia, opine, contribua

22 nov · Jayme Nigri · No Comments

As 5 principais dúvidas sobre cursos de idioma para crianças

Os pais estão sempre pensando no futuro dos filhos, e hoje em dia, uma das preocupações é com o aprendizado de uma segunda língua ainda na infância.

Mas qual será a melhor hora para começar a investir em cursos de idioma para crianças? Confira no post de hoje, 5 das dúvidas mais frequentes acerca do assunto.

 

1. Qual a idade certa para ensinar um novo idioma para crianças?

A fase de maior expansão cerebral e absorção de informações ocorre entre os 4 e 6 anos de idade. Isso significa que, nessa idade, a criança consegue assimilar até 3 idiomas de uma só vez sem grandes dificuldades, uma vez que ela percebe as estruturas semânticas e sintáticas totalmente integradas.

A partir dos 6 anos de idade, a atividade neural passa a fragmentar essa absorção, de maneira que cada língua é assimilada separadamente. Essa é a fase mais produtiva quanto ao aprendizado, entretanto, não significa que fora dessa faixa etária a evolução educacional seja menor.

 

2. Qual o melhor idioma para começar?

Passamos a vida toda ouvindo que o inglês é a língua mais importante do mundo, contudo, a criança ainda está em fase de desenvolvimento e não em busca de uma colocação no mercado de trabalho.

Sendo assim, escolha o idioma da maneira mais conveniente para você e sua família. Por exemplo, se a sua família é de origem italiana e vocês costumam ouvir músicas ou utilizar expressões desse idioma no dia a dia, o mais conveniente é estimular o seu filho a estudar a língua hereditária.

Todavia, os pais podem utilizar os idiomas que conhecem para fomentar o interesse nos filhos, uma vez que, essa troca de conhecimento ajuda a incentivar o intelecto dos pequenos.

 

3. Como estimular os estudos?

Qualquer tipo de aprendizado na infância precisa ser interativo. Dessa forma, os estudos devem ser estimulados através das músicas, atividades físicas, gravuras e relações interpessoais.

Os livros precisam conter figuras ilustrativas para facilitar a elucidação do que está sendo ensinado, e os pais devem ajudar com a manipulação dessa leitura, tornando-a mais interessante.

A música é outro ponto muito importante, entretanto, atente-se quanto ao conteúdo da música, e lembre-se de que nessa fase as crianças absorvem tudo o que enxergam e o que ouvem, então, confirme se o material é apropriado.

Sempre que possível, monte jogos que explorem o vocabulário e os números, formando pequenas frases. Essa é uma ótima dica para incentivar os estudos.

 

4. Quais os benefícios de começar os estudos no início da infância?

Quanto mais cedo a criança começar a estudar, mais facilidade para assimilar outras matérias ela terá. Dessa forma, se uma criança começa desde cedo a estudar outros idiomas, ela poderá aproveitar muitas opções na juventude e na fase adulta, como por exemplo, intercâmbios, viagens culturais, e por que não direcionar o seu caminho profissional para essa área?

Aprender outros idiomas é importante e pode ser bacana e divertido, mas existem outros cursos voltados para as crianças, como os cursos de programação de games, por exemplo. Há quem diga, inclusive, que saber programar é mais importante que saber falar inglês, afinal de contas, a programação pode ser uma aliada na superação de barreiras culturais e físicas.

 

5. Como escolher uma escola de idioma?

Escolher uma instituição de idioma para crianças não é difícil, mas exige alguns cuidados. Há diversas formas de verificar a procedência e a qualidade do estabelecimento de ensino — uma delas é por meio de blogs ou redes sociais.

Contudo, nada substitui a pessoalidade, então que tal conhecer o estabelecimento de ensino? Agende uma visita, dessa forma, você poderá dirimir pessoalmente todas as dúvidas acerca da metodologia de ensino, educação interativa e relações interpessoais e de quebra aproveita para conhecer um pouco mais sobre o ambiente em que o seu pequeno será inserido.

Aproveite para conhecer os funcionários e o corpo docente, afinal de contas, o seu filho passará parte do tempo sob os cuidados dessa equipe — assim sendo, estreitar laços de amizade pode garantir aquele sossego extra que todo pai almeja ao dar asas aos seus filhos. São esses pequenos detalhes que fazem a diferença!

 

Gostou das dicas? Então, sugerimos que você leia nosso artigo sobre os motivos para aprender programação desde criança. Confira!

Jayme Nigri

Jayme Nigri é co-founder da Futura Code School. É especialista em análise de perfis comportamentais e lida todos os dias com crianças e adolescentes, motivo do seu grande entusiasmo no trabalho. Tem um casal de filhos e faz trabalhos sociais com a Futura Code.

SOBRE NÓS

A Futura Code é uma escola de tecnologia programação para jovens de 6 a 17 anos e seus professores.

Atua em colégios privados e públicos. E, para os professores, também disponibiliza a bancada.tech, uma plataforma digital para capacitação e engajamentos dos professores.
É parceira educacional da Microsoft e maior especialista em Minecraft Education Edition.

Endereço

Av. Iraí, 1363 - Moema
São Paulo - SP
04082-003
Brasil

(11) 3588-1118
info@futuracode.com.br

Horário

De segunda a sexta-feira:
9:00–18:30

Aos sábados e domingos:
aberto quando há atividade

Localização: