BLOG

Leia, discuta, opine

22 dez · Jayme Nigri · No Comments

5 dicas para os pais ajudarem seus filhos na mudança de escola

O processo de mudança de escola pode ser difícil para as crianças. O espaço escolar acaba sendo um meio de socialização infantil importante. É onde nascem as primeiras amizades e experiências distintas do âmbito familiar. Mas, nem sempre é possível manter as crianças no mesmo local onde estão adaptadas.

Às vezes a escola não garante os rendimentos esperados e os pais optam por uma instituição de melhor qualidade, outras vezes a alteração do local de moradia leva à mudança de escola. Nesse processo é extremamente importante o auxílio e a compreensão dos pais. Isso contribui de forma decisiva para que as crianças enfrentem esse momento da forma tranquila e segura, sem prejudicar o desempenho escolar.

Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas importantes para você enfrentar esse cenário com maestria, minimizando os problemas que possam surgir!

1. Inclua os pequenos na decisão da mudança de escola

Pode ser um pouco chato anunciar aos filhos que eles passarão por mudanças em suas rotinas. Às vezes eles se entristecem, outras ficam com raiva. Ainda assim, é importante que desde o princípio as crianças estejam incluídas neste processo, para que elas possam expressar seus medos e angústias.

Nesse momento, o papel dos pais é esclarecer os motivos e a importância da troca de escola. Assim, as crianças também tendem a sentir que a opinião e os sentimentos delas foram levados em conta na hora da decisão, facilitando a aceitação da mudança.

Os pais podem, ainda, verificar as opções de escolas disponíveis e informar aos filhos, deixando a decisão final para eles. Levá-los para conhecer o ambiente novo é uma atitude que pode despertar a curiosidade e o interesse, além de diminuir o choque do primeiro dia de aula.

2. Proporcione novos círculos de amizade

Além da escola, é importante que a criança conviva com outros círculos de amizade e desenvolva novos laços afetivos. Uma socialização infantil saudável envolve o contato com outras crianças, que permite a vivência com diferenças culturais e sociais, o que auxilia, também, no desenvolvimento de uma percepção positiva de si mesmo, aumentando a autoconfiança para lidar com outras situações.

O ideal é que as crianças frequentem cursos paralelos à escola. Além de estimular e ampliar o conhecimento, estes cursos proporcionarão melhores habilidades nas relações e um bom desenvolvimento da empatia. A transição é um ótimo momento para inserir as crianças em atividades que as façam protagonistas de suas vidas, atingindo sucesso pessoal, familiar e profissional.

3. Acompanhe a rotina na nova escola

Nos primeiros momentos do processo de mudança de escola, é importante que os pais observem de perto as experiências dos filhos. Eles têm feito amizades? Se adaptaram ao método de ensino e aos professores? Essas perguntas devem ser feitas aos pequenos, assim como elogios a respeito da boa adaptação dos filhos. Levar e buscar as crianças pessoalmente, principalmente nos primeiros dias, é importante para estabelecer esse apoio inicial.

4. Dê dicas que ajudem o entrosamento

Pense nas situações de medo e timidez que seus filhos podem passar no começo da adaptação e procure dar conselhos de como resolvê-las. Mostre formas de apresentação ou a forma como perguntar o nome às outras crianças, por exemplo. Você também pode indicar algumas atitudes para facilitar o entrosamento com novos coleguinhas como, por exemplo, convidar para lanchar juntos ou mostrar algum hobby ou habilidade pessoal que seja interessante para “quebrar o gelo”.

5. Proporcione contato com os colegas antigos

Os pais devem se mostrar empolgados com a mudança e dispostos a solucionar os pequenos problemas que possam surgir nos primeiros dias. Por exemplo, é comum a saudade dos amigos da outra escola.

Nesse caso, busque ressaltar de forma positiva que as amizades serão mantidas e que a mudança ampliará a rede de amigos. Incentive a criança a manter contato com os colegas da escola anterior, por meio de ligações, visitas e encontros. Um contato pela internet também é uma forma de amenizar esse sentimento.

Se você e sua família estão passando por essa etapa, aproveite e deixe um comentário, contando-nos como está sendo o processo para você e seus filhos!

Category: Blog

Jayme Nigri

Jayme Nigri é co-founder da Futura Code School. É especialista em análise de perfis comportamentais e lida todos os dias com crianças e adolescentes, motivo do seu grande entusiasmo no trabalho. Tem um casal de filhos e faz trabalhos sociais com a Futura Code.

SOBRE NÓS

A Futura Code é uma escola de tecnologia programação para jovens de 6 a 17 anos e seus professores.

Atua em colégios privados e públicos. E, para os professores, também disponibiliza a bancada.tech, uma plataforma digital para capacitação e engajamentos dos professores.
É parceira educacional da Microsoft e maior especialista em Minecraft Education Edition.

Endereço

Av. Iraí, 1363 - Moema
São Paulo - SP
04082-003
Brasil

(11) 3588-1118
info@futuracode.com.br

Horário

De segunda a sexta-feira:
9:00–18:30

Aos sábados e domingos:
aberto quando há atividade

Localização: