BLOG

Leia, opine, contribua

21 nov · Jayme Nigri · No Comments

4 dicas para lidar com crianças rebeldes

Sabe aquela cena clássica da criança fazendo pirraça em um supermercado para os pais levarem o que ela quer? Pois bem, ela é mais comum do que você imagina e não está ligada apenas à falta de regras dentro de casa. Às vezes, o comportamento das crianças rebeldes escondem motivos ainda mais sérios para sua desobediência e reações agressivas.

Abaixo reunimos 4 dicas para contornar e esclarecer as causas dessa situação e criar uma relação mais saudável com os pequenos. Acompanhe!

 

1. Alinhe o discurso entre os pais

Pais que agem de maneiras diferentes e com posturas conflitantes entre si acabam influenciando o comportamento infantil. Ambos precisam discutir e decidir, em conjunto, a maneira de educar seus filhos. É de extrema importância esse alinhamento para que a desobediência e a indisciplina de crianças rebeldes sejam controladas.

Portanto, mesmo que um seja mais tolerante que o outro, ambos devem ditar as mesmas regras sobre o que pode ou não ser feito e quando dizer não aos filhos. Os pequenos reconhecem e respeitam mais a autoridade dos seus genitores quando ela é colocada dessa maneira.

 

2. Fortaleça a autoestima das crianças rebeldes

Crianças que possuem um comportamento agressivo, desafiador e opositor costumam apresentar baixa autoestima. Muitas sentem que não são amadas, queridas, e devidamente notadas pelos seus familiares. Devido a isso, recorrem a atitudes inadequadas, como a rebeldia e a agressividade, para chamar a atenção das pessoas ao seu redor.

Exercer um reforço positivo, por meio de elogios, carinho e reconhecimento é uma maneira eficiente de mostrar a elas que você se preocupa, se importa e estima suas qualidades e feitos. Demonstrando isso diariamente, você estimula a autoestima da criança e a afasta de hábitos negativos e comportamentos hostis.

 

3. Estabeleça limites

Para muitos pais é difícil estabelecer limites e regras para as crianças. Isso porque não querem impor muitas restrições ou se sentem culpados de dizer não aos seus filhos e negarem a realização de seus desejos.

Contudo, você, como responsável de um menor, tem o dever de prepará-lo para entender a importância de obedecer ordens e arcar com as consequências caso as descumpra. Saber dizer não e ensinar o seu filho a respeitar as normas é fundamental para moldar uma criança que tenha limites e não aja com birras ou comportamentos prejudiciais apenas porque algo lhe foi negado.

Aprenda a chamar sua atenção e explicar, sempre com muito cuidado e de maneira simples e objetiva por meio do diálogo, o sentido das regras e o seu valor na sociedade. Nunca ameace, brigue ou humilhe os pequenos. Eles não precisam de violência, mas sim de amor, respeito e educação!

 

4. Fique atento à escola

Se mesmo depois das dicas anteriores o seu filho não apresentar mudança no seu comportamento e indicar uma baixa no seu desempenho escolar, comece a investigar fatores externos que possam estar influenciando-o.

Uma das causas possíveis é o bullying, que afeta o bem-estar físico e emocional das crianças, deixando-as com dificuldade de aprender, baixa autoestima, sintomas depressivos, displicentes e arredias. Se você notar qualquer desses indícios em seu filho, converse de maneira honesta e cativante com ele, deixando claro que o pequeno pode confiar em você. Em seguida, vá imediatamente à escola e converse com a coordenação e os professores.

Esse contato é essencial para saber mais sobre o comportamento dele em sala de aula e seus relacionamentos com colegas e demais mestres. Se algo estiver errado no ambiente escolar, tanto os pais quanto os educadores poderão, juntos, intervir e prestar a assistência necessária para pôr fim a, não apenas esse caso, como outros similares que possam estar acontecendo com outros alunos.

Aplique nossas dicas no seu dia a dia e mude o comportamento das crianças rebeldes por meio do diálogo, do respeito e da compreensão. Essas são atitudes essenciais para fazê-las crescerem felizes e valorizando o convívio com o próximo.

 

Aproveite e também nos siga nas redes sociais para conferir outras sugestões sobre a educação das crianças em casa e no ambiente escolar!

Jayme Nigri

Jayme Nigri é co-founder da Futura Code School. É especialista em análise de perfis comportamentais e lida todos os dias com crianças e adolescentes, motivo do seu grande entusiasmo no trabalho. Tem um casal de filhos e faz trabalhos sociais com a Futura Code.

SOBRE NÓS

A Futura Code é uma escola de tecnologia programação para jovens de 6 a 17 anos e seus professores.

Atua em colégios privados e públicos. E, para os professores, também disponibiliza a bancada.tech, uma plataforma digital para capacitação e engajamentos dos professores.
É parceira educacional da Microsoft e maior especialista em Minecraft Education Edition.

Endereço

Av. Iraí, 1363 - Moema
São Paulo - SP
04082-003
Brasil

(11) 3588-1118
info@futuracode.com.br

Horário

De segunda a sexta-feira:
9:00–18:30

Aos sábados e domingos:
aberto quando há atividade

Localização: